top of page
POST

8 Dicas para Economizar na sua Viagem

Como vocês sabem, eu amo viajar! E se tem algo que eu definitivamente não tenho pena de gastar dinheiro é com viagens. Porém, para viajar bastante e não deixar o dinheiro acabar não adianta: é preciso economizar! Pensando nisso, preparei 8 dicas para ajudar aqueles que -- como eu -- amam viajar, mas têm recursos limitados. Com um pouco de disciplina e organização é possível realizar todos os seus sonhos! :)


1) Planejamento

Viajar sem rumo e deixando a vida te levar é ótimo se você tem muito tempo (ou dinheiro) para isso. Mas se sua viagem é curta, recomendo planejar com antecedência, principalmente se estiver indo em alta temporada. As melhores e mais econômicas opções de hospedagens são as que se esgotam mais rápido. Além do dinheiro, se você tiver pouco tempo e não tiver pesquisado nada sobre o destino, pode acabar indo embora sem conhecer várias coisas bacanas que o lugar tem pra oferecer.


2) Substitua uma refeição por sanduíche

Ficar vários dias fora de casa e fazendo todas as refeições na rua podem aumentar consideravelmente seu orçamento da viagem. Por isso, comprar alguns lanchinhos no mercado e trocar o almoço em um restaurante por um sanduíche no parque pode ser uma boa economia. Aliás, é bom lembrar que é muito comum ver as pessoas almoçando em lugares públicos e, contando que você não deixe sujeira no lugar, não vai ficar com fama de "farofeiro". No mercado também é possível comprar guloseimas tradicionais do lugar a preços mais acessíveis que nas lojas de souvenir.


3) Abra mão de um pouco de conforto

Que tal procurar uma hospedagem mais barata? Você pode se surpreender com opções de albergues bem localizados, limpos e organizados. Se você quer privacidade, na maioria das vezes há opção de quarto privado (mas talvez você descubra que compartilhar banheiro não é tão ruim quanto você imaginava). E se você conseguir economizar na hospedagem vai perceber que as viagens vão começar a ser muito mais viáveis economicamente.


4) Procure opções alternativas aos atrativos turísticos

Existem vários atrativos não tão legais, mas que você se sente meio que "obrigado" a pagar para entrar, para confirmar que esteve na cidade. Se for esse o caso, procure opções alternativas como, por exemplo, trilhas que levam ao mesmo local ou mirantes públicos com vistas bonitas.


5) Passe-transporte

Várias cidades oferecem opções de passe de transporte público, que valem por um dia ou período, e costumam valer muito a pena se você pretende se locomover bastante pela cidade. Isso faz parte do planejamento, então, pesquise e se informe antes mesmo de chegar pois, muitas vezes, eles já valem a partir do aeroporto ou estação de trem.


6) Tickets de atrações turísticas

Da mesma forma que para o transporte público, muitos museus e outros atrativos oferecem descontos se comprar um ticket especial para múltiplos atrativos. Nesse caso, fique atento e faça a conta para checar se realmente vale a pena.


7) Caminhe muito

Além de ser ótimo pra poder gastar as calorias adquiridas ao longo da viagem, caminhar pode te ajudar a economizar uns trocados tanto do transporte público quanto de ônibus de city tour.


8) Evite as compras desnecessárias

Sou muito fã de feiras, mercados locais e adoro levar algo da cultura do lugar. Porém, não caia na cilada de sair comprando várias coisas que você não precisa apenas por estar mais barato que no Brasil. Além de economizar bastante, você não vai precisar ter trabalho na hora de arrumar a mala de volta pra casa.


As melhores coisas para se levar de uma viagem são as experiências vividas, as recordações, as amizades e -- por que não? -- as fotos. Felizmente, tudo isso é de graça, então, aproveite e viaje bastante! :)


Querendo viajar e precisa de ajuda para seu roteiro? Fechando sua passagem ou hospedagem com a gente, te ajudamos a montar seu roteiro de forma personalizada sem custo adicional nenhum. Entre em contato com a gente!

Parceiros

bottom of page