top of page
POST

5 Viagens Diferentes de Fim de Semana

Nada como sair da rotina! Há quem acredite -- e pode me botar nessa lista -- que viajar nos deixa mais calmos, mais felizes e mais sensíveis ao mundo ao redor. Porém, às vezes, o que nos falta é tempo. Pensando nisso, preparei uma lista com 5 destinos pelo Brasil que podem ser visitados em rápidas viagens de fim de semana. Para agradar todos os gostos, cada viagem aborda um tipo diferente de turismo. Espero que gostem! :)


1. Viagem cultural: Inhotim (Minas Gerais)

Se você está pensando em fazer uma viagem cultural não tem erro: a resposta é Inhotim, o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. Um dos mais importantes acervos de arte contemporânea no Brasil, o local conta com mais de 20km² de espaço verde com lindos lagos, árvores, esculturas e galerias diversas. Além disso, Inhotim tem uma estrutura excelente, com funcionários bem treinados, ótimos mapas, diversos pontos de alimentação e um trenzinho que leva às galerias mais distantes.

Inhotim fica em Brumadinho, a apenas 60km de Belo Horizonte (o caminho é bem sinalizado e tem estacionamento no local). Existem diversas pousadinhas em Brumadinho, porém sem muita estrutura; se você estiver em busca de algo com mais conforto, o ideal é ficar em Belo Horizonte.


Mais informações: http://www.inhotim.org.br/


2. Viagem de praia: Pipa (Rio Grande do Norte)

Nada melhor do que uma viagem de praia para relaxar. E quando o assunto é praia, nada melhor que o Nordeste. Pipa fica no Rio Grande do Norte, e pode ser acessada por Natal (1h40), João Pessoa (2h) ou Recife (3h30). Se você estiver querendo economizar, o ideal é comparar os preços da passagem aérea para cada uma dessas capitais. A Cidade é barata (indico o hotel Spa da Alma) e toda a sua costa é linda, da Praia do Amor à Praia do Golfinho (onde literalmente aparecem golfinhos perto da costa). No segundo dia, você pode conhecer Tibau do Sul, que fica bem perto de Pipa, e ver o pôr do sol maravilhoso da Creperia Marinas.

3. Viagem roots: Ibitipoca (Minas Gerais)

Se você gosta de fazer trilhas, é quase certo de que vai gostar de Ibitipoca. O Parque Estadual de Ibitipoca fica em Lima Duarte, a 1h40 de Juiz de Fora e 3h30 do Rio de Janeiro. O Parque conta com 3 roteiros principais: Janela do Céu, Circuito das Águas e Pico do Pião. A Janela do Céu, trilha mais famosa, tem por volta de 16km, dura 4h (ida e volta), e leva ao abismo de água da foto abaixo com uma vista maravilhosa para as montanhas. Mas não para por aí, além do Parque, Ibitipoca é uma delícia, contem o louquíssimo Bar do Firma, diversas lojinhas locais, e abriga um dos melhores festivais anuais de blues do Brasil.

Mais dicas no nosso blog parceiro:


4. Viagem de serra: Serra da Bocaina (Rio de Janeiro)

A Serra da Bocaina fica perto da região do Bananal, divisa entre Rio de Janeiro e São Paulo (relembre nosso post sobre a Bocaina aqui). Essa viagem é uma ótima pedida, pois além de barata, a região é pouco explorada pelo turismo e, portanto, abriga uma natureza intacta e trilhas vazias. A tradicional trilha para Cachoeira do Bracuhy (foto abaixo) dura cerca de 1h e a caminhada é praticamente reta; há também a Pedra do Frade para quem busca uma trilha mais puxada (cerca de 4h de subida). Há ainda outras cachoeiras na região, como a Cachoeira Sete Quedas na Estação Ecológica do Bananal.


5. Viagem gastronômica: Gramado e Canela (Rio Grande do Sul)

Dicas de Paula Caetano


Para fechar a nossa lista, indicamos Gramado e Canela (2h de Porto Alegre) -- dicas da queridíssima Paula Caetano. Gramado é uma perdição gastronômica. Na rua principal Borges de Medeiros, você encontra diversas lojas de vinho, chocolate e queijos; chocolates quentes maravilhosos (como no Lago Negro); diversas opções de fondue (como o Maison de la Fondue); 32 bicos de chopp local no bar MF - Taberna e Biergarden; e por aí vai. Já Canela, a apenas 7km de distância, além de ótimos restaurantes, abriga o Parque do Caracol (foto abaixo), o teleférico e, um pouco mais distante, o lindíssimo Parque da Ferradura. No centro de Canela, sugerimos o restaurante Cannelé Bistrot: camarões ao molho de goiaba e curry com arroz Jasmin e creme brulee de sobremesa. :)

Querendo viajar e precisa de ajuda para seu roteiro? Temos parcerias com operadoras locais em diversos destinos nacionais. Entre em contato com a gente!

Parceiros

bottom of page