top of page
POST

Cachoeira do Tabuleiro, MG

A Cachoeira do Tabuleiro -- também chamada "Cachoeira do Coração" devido ao formato de sua rocha -- tem 273 metros, sendo a maior cachoeira do estado de Minas Gerais e a terceira maior do país. A linda cachoeira é ótima opção para quem está querendo fugir dos roteiros tradicionais e não fica movimentada nem mesmo na alta temporada. Em época de chuva, a cachoeira fica ainda mais bonita, tonardo-se mais cheia do que na foto abaixo. O Parque Nacional por onde começa a trilha fica no Distrito do Tabuleiro, próximo à Conceição do Mato Dentro e a 1h50 da Serra do Cipó, melhor opção para se acomodar.

A Serra do Cipó fica a 2h de Belo Horizonte e tem uma estrutura melhor de pousadas e restaurantes, e também abriga outras opções de cachoeiras e trilhas. Para ir da sua cidade até Belo Horizonte é sempre bom dar uma olhada nas passagens de avião, que não costumam ser caras, e nas opções de ônibus à noite. Já o caminho Belo Horizonte--Serra do Cipó--Tabuleiro eu fiz de carro: o trajeto é bem sinalizado e pode-se seguir facilmente utilizando GPS (no caso, usei Waze/Google Maps). O caminho Serra do Cipó--Tabuleiro se dá por uma serra bem sinuosa com lindo visual e mais 17km de estrada de terra.

O Parque possui estacionamento e cobra R$10 p.p. de entrada. Além da trilha à cachoeira, há uma trilha de 15min ao mirante e outra na parte alta do Parque (esta última necessita de guia e começa em outro ponto). Além disso, o local conta com camping, banheiro com ducha e bebedouro. A trilha que leva à Cachoeira é bem sinalizada e dura cerca de 1h de ida e um pouco mais na volta. Metade dela se dá por uma descida bastante íngreme e a outra metade pelas pedras no leito do rio. Ao longo de todo o caminho, há vista da linda montanha e da cachoeira.

Apesar de ser uma trilha relativamente curta, ela não é tão trivial, pois é bem exposta ao sol e exige certo nível de esforço, tanto na descida (e na subida na volta) quanto na passagem pelas pedras ao longo do percurso no rio. Todo esforço, entretanto, vale a pena! A caminhada é super gostosa e conta com diversos poços d'água para banho no caminho. Seguindo a trilha até o fim, você chega em um enorme poço (pelo que me falaram, o quarto maior da América Latina), com linda vista do chapadão da montanha e da incrível queda da cachoeira (foto abaixo).

No contorno do poço, há ainda diversas pedras para deitar e pegar um sol apreciando a vista maravilhosa. Foi, sem dúvida, um dos lugares mais lindos que já tive a oportunidade de conhecer e indico a todos. :)



Parceiros

bottom of page