top of page
POST

Perdi o passaporte, e agora?

A perda do passaporte é uma experiência que, além de acabar com o seu humor, pode acabar também com a sua viagem. Para que isso não ocorra, a Utópicos lista abaixo formas de prevenir que isso ocorra!


PS. Caso ocorra de você perder o passaporte, vá a uma delegacia local e abra uma ocorrência; depois encaminhe-se à Embaixada brasileira para emitir um passaporte de emergência. Já tive contato com a Embaixada duas vezes: no Nepal -- embaixada na Índia --, e Estocolmo. Em ambas as situaçãoes, foram super prestativos e atenciosos.


1) Doleira

Aquela pochete interna que incomoda toda hora que a gente vai fazer xixi pode ser a salvadora da sua viagem. O passaporte e a quantidade de dinheiro principal da sua viagem devem estar sempre grudados em você. Parece óbvio, mas muita gente viajada acaba relaxando com o tempo e dispensando esse acessório que é a regra número 1 de prevenção de perdas e furtos.

2) Cópia de documento impresso

Uma simples xerox pode poupar um trabalhão na hora de reemitir um passaporte de emergência. Hoje, com toda a tecnologia, você pode ter cópia dos seus documentos escaneados no seu email e até fotos salvas no celular porém, vale lembrar que muitas vezes quando se perde o passaporte, perde-se a mochila com outros pertences, então vai por mim, uma folha de papel na mala não vai fazer diferença nenhuma e pode poupar muito trabalho.


3) Foto 3x4

Geralmente, perto de embaixadas e locais que emitem documentos tem uma lojinha que tira foto instantânea. Mas se já tiver em mãos uma foto 3x4, também ajuda a agilizar o processo.


4) Cartão de crédito reserva

Se você perder a bolsa com os pertences pessoais, provavelmente ficará sem dinheiro e sem o cartão de crédito, o que pode ser um grande problema. Tenha sempre uma segunda alternativa, seja na doleira ou até mesmo na mala de roupa -- escondido dentro de uma meia, por exemplo.


5) Telefone da central do cartão de crédito

Essa dica não serve apenas para viagem, mas também para qualquer situação de roubo ou perda de cartões de crédito. Tenha uma folha com os telefones das centrais de todos os seus cartões (também vale ter salvo no e-mail) para facilitar na hora de cancelá-los.


6) Endereço e telefone da Embaixada brasileira

É na embaixada que você deve reemitir um passaporte de emergência que, dependendo do lugar, pode ficar pronto em algumas horas. Claro que você pode procurar na internet ou pedir ajuda a alguém local, mas facilita bastante já ter o endereço e o telefone da embaixada em mãos, pois você pode não ter acesso fácil à internet ou não encontrar alguém que fale a mesma língua.


7) Contato da sua Agência de Viagens

Este é um dos grandes benefícios de fechar a viagem com uma Agência. Se você ficar desesperado e não souber como agir, contate seu operador de viagens que ele saberá como te instruir. :)

Parceiros

bottom of page