top of page
POST

Chapada dos Veadeiros, um resumo

Com inúmeras cachoeiras, trilhas e com uma posição privilegiada -- sobre uma enorme placa de quartzo --, a Chapada dos Veadeiros é procurada principalmente por aqueles que querem aproveitar o contato com a natureza ou experimentar seu lado esotérico. Às vezes me perguntam quanto tempo é necessário para conhecê-la bem. Com mais tempo é sempre melhor, mas você pode ficar 3, 5 ou 10 dias, pois dá para aproveitar de diversas formas

Vale da Lua

Se estiver por Brasília e quiser aproveitar o final de semana para conhecê-la, ótimo! Pegue o carro, dirija por 3 horas, se hospede em Alto Paraíso ou São Jorge, e conheça algumas cachoeiras principais como Vale da Lua (foto acima), Raizama, Loquinhas, Morada do Sol, Almécegas ou São Bento. Claro que o ideal é não fazer correndo para curtir, porém, essas cachoeiras são perto da cidade, de fácil acesso e não são necessárias horas de trilhas, então, é possível visitar mais de uma no mesmo dia.

Vale do Rio Macaquinho

Se você já tem um pouco mais de tempo e gosta de caminhadas, não deixe de fazer as trilhas do Parque Chapada dos Veadeiros, e conhecer os Cânions I e II ou fazer a outra trilha que leva até os Saltos do Rio Preto. Outra trilha bem legal, porém um pouco mais puxada, é a que leva até a cachoeira do Segredo, de aproximadamente 6Km, sendo necessário atravessar o rio algumas vezes. Uma boa pedida com uma trilha mais simples, porém localizadamais afastada, é o Vale do Rio Macaquinho que, por ser menos conhecida, não costuma ficar cheia e possui vários lugares para banho além de uma enorme cachoeira no final. Por fim, outra linda cachoeira que também fica longe do centro é a Catarata dos Couros (foto abaixo). Uma boa dica é deixar para conhecê-la no dia que estiver voltando para Brasília, já que ela fica na estrada principal GO-118.

Catarata dos Couros

Se der tempo, reserve um dia para ir até Cavalcante, conhecer a famosa Santa Bárbara que, com água em tons de verde, se tornou uma das principais cachoeiras da região. Aliás, se estiver fazendo uma viagem um pouquinho mais longa (ou se essa não for sua primeira vez na Chapada) vale a pena explorar essa outra região que possui diversas cachoeiras lindas e ainda uma comunidade Kalunga.

Informações úteis:

Como chegar? Apesar da Chapada estar localizada em Goiás, o aeroporto mais perto é o de Brasília e, a partir de lá, você pode ir de carro, transporte privado ou ônibus.

- Distância aproximada de Brasília a Alto Paraíso: 240Km

- Distância aproximada de Alto Paraíso a São Jorge: 30Km

- Distância aproximada de Alto Paraíso a Cavalcante: 110Km

Melhor época? É possível visitar a Chapada o ano todo. No verão, a mata fica mais verdinha e as cachoeiras ficam mais volumosas, porém, com uma coloração mais amarronzada em função da mistura da água com a terra por causa das chuvas, diferente do inverno que elas assumem seus tons mais coloridos.

Parceiros

bottom of page