top of page
POST

Garapuá: um pedacinho de paraíso para quem busca sossego

Areia clara, mar em tons azuis e esverdeados. Não é Caribe, Cancun ou nenhum outro lugar que seja preciso pegar passaporte e comprar dólares para conhecer. Esse pedacinho de paraíso é nosso e fica na Bahia, a menos de 60km de Salvador.

Inicialmente, estava querendo ir para Moreré, na Ilha de Boipeba (que falam maravilhosamente bem) mas, após a indicação de uma amiga baiana, resolvi mudar a rota e conhecer esse destino que, até então, nunca tinha escutado falar. E que bela surpresa! A praia é linda, repleta de coqueiros ao fundo e praticamente deserta, mesmo em alta temporada, no verão e calor de Dezembro.

Garapuá fica pertinho de Morro de São Paulo, que também possui belas praias, mas as semelhanças acabam por aí. Seu badalado vizinho pode ser uma ótima opção fora de temporada, pois possui vários restaurantes e hospedagens, para todos os bolsos e de onde é possível fazer passeios para outras praias ali perto, inclusive a própria Garapuá, Boipeba e volta a ilha. Porém, em alta temporada, muitos bares e restaurantes oferecem shows com música ao vivo e algumas vezes, eles extrapolam um pouquinho o espaço alheio, deixando a praia um pouco barulhenta demais, para quem está em busca de um pouco de descanso.

Mas se você estiver indo para lá em alta temporada, não se desespere, procure ficar na terceira ou quarta praia, que são bem mais sossegadas que as duas primeiras.

Agora, se você está afim de um repouso absoluto, fortemente recomento Garapuá. Você vai se sentir dono da praia ao caminhar ao longo dos seus 2km de extensão e não encontrar com quase ninguém. O movimento se concentra nos três quiosques que ficam lado a lado e serão suas opções para o almoço. Eles costumam ficar mais cheios no horário que os barcos chegam de Morro, mas antes e depois disso, o Seu Pipoca irá te dar muita atenção.

Sua rotina será um revezamento entre mergulhos no mar, caminhadas na areia e leitura de livros na rede. Você vai se acostumar a essa rotina "dura" rapidamente e, misturado aos ares baianos, vai sentir uma preguiça danada. E que coisa boa é curtir essa preguiça!

Por falar em ares baianos, outra coisa que é uma atração turística a parte é a comida! Começa no café da manhã com delícias nordestinas como a macaxeira (aipim) cozida, cuscus salgado e doce, banana frita, bolinho de estudante (um bolinho de tapioca frito que é algo inexplicável de bom) e continua durante o dia com moquecas, camarões fritos, peixe cozido e muitas outras gostosuras caprichadas no tempero baiano.

E outra qualidade da Bahia são os baianos, claro! Povo alegre, descontraído, educado e com aquele sotaque que dá vontade de sorrir e continuar conversando, né meu rei?

A dona do Hotel Garapuá onde ficamos, Dona Noélia, foi uma simpatia e recomendo demais que se hospedem por lá. O hotel - como tudo na praia - é simples mas super aconchegante. Os quartos ao fundo, com vista pro mato, são um convite para saborear a paz da natureza na rede da varanda ouvindo o barulho dos pássaros misturado as ondas do mar.

E é lá que você vai começar o dia com bom humor ao tomar um café da manhã muito caprichado.

Claro que chegar em um lugar tão gostoso e vazio não pode ser simples. A opção mais prática seria pegar o catamarã de Salvador a Morro e, de lá, pegar um 4x4 atrás da segunda praia. Porém, se você costuma enjoar em barcos, essas duas horas e meia no catamarã podem ser desesperadoras. A opção mais sossegada porém, nada compacta, é ir de ferry boat de Salvador a Bom Despacho (aproximadamente 1hora de viagem), de lá ir por terra até Valença (existem ônibus de linha e carros que fazem lotada) que vai durar mais uma hora e meia e, de lá, pegar uma lancha até Garapuá (mais quase uma hora).

Ufa! Mas garanto que vale a pena! :)

Bom descanso!

Lembrando que o Utópicos é uma agência de viagens e consegue ótimos preços de passagens, hospedagens e outros serviços. Solicite um orçamento com a gente sem compromisso! :)

Vocês vão se surpreender com os preços e ainda vão estar ajudando a gente a manter esse blog cheio de dicas bacanas sobre viagens.

Parceiros

bottom of page