top of page
POST

Portugal, dicas para montar seu roteiro

Alfama (Lisboa)

Cada vez mais em alta entre os brasileiros, Portugal vem se destacando no turismo europeu e agradando a todos que o visitam.

Começando pela capital, Lisboa oferece todas as facilidades de uma cidade grande como variedade de restaurantes, bares, hotéis e entretenimento. Mas também mantém uma clima um pouco mais intimista que outras capitais europeias, provavelmente pelo tamanho e a facilidade de explorar grande parte da cidade a pé ou de transportes fofos como o elétrico, que é a cara do nosso bondinho de Santa Tereza.

A região mais turística fica ali pelo Chiado, com ruas fechadas para os carros, oferecendo muitos cafés com mesas nas calçadas, lojas e artistas de rua. Descendo a rua Augusta, que também é fechada para carros, chegará na praça do Comércio, em frente ao Tejo, onde pode fazer uma caminhada na beira rio e curtir um delicioso fim de tarde.

O bairro mais charmoso na minha opinião é Alfama, que é também um dos mais antigos e, apesar de já estar sendo um pouco tomado pelo turismo, ainda é um dos mais tradicionais e possui vários cantinhos charmosos.

A partir de Lisboa, existem algumas opções de passeios bate e volta bem fáceis de se fazer. O mais clássico talvez seja ir até Belém, visitar sua Torre, o monumento do Descobrimento e claro, provar seus famosérrimos pastéis de Belém (que merecem toda a fama que tem).

Outra cidade ali pertinho é Cascais, que fica a beira mar e tem um ritmo mais sossegado que Lisboa.

Seguindo um pouco mais adiante está o famoso mirante Boca do Inferno, que vale a parada para admirar a fúria do mar batendo em suas rochas.

Continuando pela orla, toda muito bonita e com alguns restaurantes no caminho que são ótimas pedidas para curtir a vista com um pastel de bacalhau (é o clássico bolinho, que lá tem outro nome), você chegará no farol do Cabo da Roca. A paisagem que já é linda, fica ainda melhor se visitado ao por do sol.

Cabo da Roca

Castelo dos Mouros (Sintra)

Mais um belíssimo passeio que é fácil de fazer a partir de Lisboa e voltar no mesmo dia é ir até Sintra. São apenas 40 minutos de trem da estação Rossio, que é bem central, ao lado do Chiado. São diversos lugares a serem visitados: o Castelo dos Mouros, Palácio da Pena, a Quinta da Regaleira, o Parque e Palácio de Monserrate, entre outros menos famosos. Outra dica por lá é experimentar isso o travesseiro (doce típico da região) na super tradicional Piriquita.

Capela dos Ossos (Évora)

Um pouco menos famosa, mas que recomendo demais, está Évora. Uma cidade pequena, cheia de história que fica na região do Alentejo. Uma das suas principais atrações é a Capela dos Ossos, onde as paredes são literalmente decoradas com ossos e crânios humanos. Além dela, outros pontos turísticos são a Igreja de São Francisco, a Catedral da Sé e o o Templo Romeno.

Outro local que vale demais a visita é Óbidos, uma vila medieval que fica há 80km aproximadamente de Lisboa.

O mais interessante é caminhar pela muralha e curtir a vista ali de cima. Mas assim como todos os outros lugares citados, o gostoso mesmo é andar sem compromisso pelas suas ruas e sentar em algum lugar para um café com um docinho (ou ginjinha, que é um licor de cereja típico da região).

Já ao norte de Portugal encontra-se Porto, cidade com ar jovem e moderno. Para lá não recomendo bate e volta já que são 3:30 horas de trem e o ideal é ficar pelo menos duas noites para curtir seu centro, suas ruas movimentadas, visitar algumas igrejas com paredes de azulejo e também para visitar Gaia, cidade vizinha, distante apenas pelos quase 400 metros da ponte S Luís.

Talvez o melhor de Gaia seja justamente a vista de Porto (que os moradores locais não me escutem). Mas para não ser injusta, é do lado de lá que encontram-se as várias vinícolas, o teleférico e o Mosteiro da Serra do Pilar (que também tem uma posição privilegiada para admirar a vista de Porto).

Porto

E como se todos esses lugares não fossem motivos suficientes, Portugal ainda conta com uma gastronomia de respeito e o melhor, com um preço bem acessível, se comparado a outros destinos europeus. É uma ótima oportunidade para se comer bacalhau e pastel de nata todos os dias sem culpa! :)

Se você gostou dessas dicas e quer planejar suas próximas férias, não deixe de solicitar um orçamento de passagens, hospedagens e seguro com a gente (reservas@utopicosmundoafora.com)

Parceiros

bottom of page